Termômetro para candidatos | Raul Jungmann

Termômetro para candidatos

Imagine poder ter acesso a tudo o que falam sobre você nas mídias sociais. Todas os xingamentos e elogios poderão ser monitorados graças a um sistema que o mestrando em mineração de dados do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Marcel Caraciolo, desenvolveu em parceria com duas empresas pernambucanas especializadas em desenvolvimento na web e redes sociais, a Orygens e a Idealizza.

A ferramenta que leva o nome de Eleitorando, neste primeiro momento em fase de adaptação para o período das eleições, consiste numa plataforma de monitoramento das mídias sociais, como o Twitter e o Youtube. Necessariamente, o foco é direcionado aos demais candidatos eleitorais, no qual a partir do sistema Eleitorando eles podem tomar conhecimento sobre tudo o que os eleitores andam falando no microblog e ainda acompanhar os tuítes em tempo real com análise automatizada dos comentários, gráficos e estatísticas interessantes para o desenrolar de uma campanha eleitoral. “A plataforma consegue processar a linguagem humana em classificações neutras, positivas ou negativas. Assim, os candidatos terão um feedback direto com os seus eleitores, atingindo o nosso objetivo que é identificar opiniões em tempo real e facilitar o processo de diálogo entre os dois lados”, explica Marcel Caraciolo.

A decodificação da linguagem humana, conhecida também como mineração de opinião ou melhor, análise de sentimentos, é uma das principais fontes de pesquisa do mestrando que concebeu toda a base do projeto. A partir dos seus estudos, ele cadastrou cerca de cem mil palavras de âmbitos negativos, positivos e neutros que funcionam através de algoritmos inteligentes. Assim, a busca de todos os termos cadastrados no sistema pode ser feita em tempo real e o melhor, automaticamente, ao contrário de outras plataformas do mesmo âmbito, como o Scoop (ferramenta similar que monitora mas não classifica de forma automática). “Nós construímos uma base de dados própria para o melhor funcionamento do sistema. Assim, os nossos robôs ficam fazendo buscas 24h por dia à procura de informações, cadastrando-as para que os usuários possam ter acesso aos dados a qualquer hora sem a necessidade de estar fazendo buscas na web”, revela Marcel.

Enquanto o sistema ainda estava em período de testes para pré lançamento, o programa apresentou um nível de 80% de acertos, percentual considerado satisfatório. Mas a grande novidade é que ao final deste período de eleições o Eleitorando pretende voltar ao mercado com outro nome, porém, com os mesmos serviços de monitoramento, desta vez direcionado às marcas, empresas, pessoas ou entidades de interesse. “Como essa área tem uma grande visibilidade no mercado, nós decidimos levar o projeto adiante. Um dos principais desafios era criar a nossa base de dados própria já que as demais normalmente são em inglês e para a classificação dos termos ditos pelos usuários ficaria difícil para os mecanismos inteligentes identificá-las. Tem dado tudo certo e espero que após esseperíodo, o projeto continue com bons resultados”, finaliza Rafael Fonseca, sócio da Orygens. O projeto será lançado na próxima segunda feira, mas para aqueles que se cadastrarem no site anteriormente, poderão ter acesso limitado para avaliação e testes. Para efetuar o cadastro, acesse: www.eleitorando.com.br.