Exigimos mais transparência! | Raul Jungmann

Exigimos mais transparência!

Depois de aprovada a Lei do Ficha Limpa, políticos condenados por improbidade administrativa, crimes eleitorais, entre outros atos ilegais, tornaram-se inelegíveis. Além disso, muitos acreditaram que haveria mais transparência nas ações realizadas pelos candidatos que não foram barrados.

No entanto, passado essa fase, nos deparamos com outra realidade que

mostra o pouco-caso dos políticos para com os eleitores:  o número de candidatos cadastrados no Portal Ficha Limpa, até o último domingo, somam apenas 20 candidatos. Outro dado ainda pior: em Pernambuco, apenas um candidato, Raul Jungmann, está cadastrado no portal.

Apesar do site ter sido lançado há pouco tempo, especificamente no dia 28 de Julho, mesmo assim, 13 dias são mais do que suficientes para uma cadastro, além do mais, num cenário político de ceticismo como o atual, quem nada deve e nem teme, se cadastrar no site, que tem como objetivo ser um instrumento de fiscalização do povo.

Mais do que sinônimo de transparência é, também, uma demonstração de respeito com os cidadãos que precisam, devem e têm o direito de saber o histórico dos candidatos de uma forma clara, objetiva e rápida, como deveria ser no portal, caso estivesse sendo usado da forma que deveria ser, porém o pequeno número de inscritos mostra como se faz política no Brasil.

* Artigo de Taciana Carvalho publicado no Blog do Magno