Raul encontra abandono em fazendas que desapropriou | Raul Jungmann

Raul encontra abandono em fazendas que desapropriou

Em seu segundo dia na Caravana 232, que está percorrendo todo o Estado, do Sertão ao Cais, o candidato a senador , Raul Jungmann (PPS), pôde constatar nesta quinta-feira o abandono da Fazenda Catalunha. O assentamento, cuja desapropriação ocorreu durante a gestão de Raul Jungmann no comando do Ministério da Reforma Agrária, sofre com a falta de água apesar de estar situado a apenas 90 quilômetros do Rio São Francisco, no município de Santa Maria da Boa Vista.

“Dez anos depois de termos feito a desapropriação da Fazenda Catalunha, é muito doloroso ver o descaso com as obras de irrigação”, lamentou Raul, lembrando que os moradores sofrem com a paralisação das obras de irrigação na região. Para ele, “esse meu reencontro com a Catalunha é muito doloroso porque vejo que estes oito hectares se transformaram numa favela rural”.
 
Antes de chegar à Fazenda Catalunha, Raul havia visitado o assentamento Associação Malhada Real, no município de Lagoa Grande, que é um exemplo bem sucedido de desapropriação de áreas rurais para fins de reforma agrária. O assentamento foi implantado com a ajuda do Banco da Terra, instrumento de financiamento rural criado por Raul em 1998, quando era ministro.
 
“Se as obras de irrigação tivessem sido concluídas, teríamos mais fazendas como esta aqui, a Malhada Real, consequentemente teríamos mais desenvolvimento e mais esperança para o povo rural e para o Estado”, enfatizou o candidato.
 
Além das cidades de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, a Caravana 232 esteve ainda neste segundo dia nos municípios de Trindade e Araripina, todos situados no sertão pernambucano. A Caravana deverá chegar ao Recife no final de semana, tendo percorrido 21 cidades do Estado.