Militares do Nordeste que estavam no Haiti voltam ao Recife nesta segunda | Raul Jungmann

Militares do Nordeste que estavam no Haiti voltam ao Recife nesta segunda

A primeira leva de militares do Nordeste que estavam no Haiti chega de volta ao Recife na noite desta segunda-feira (16). Durante seis meses, eles integraram a Força de Paz no Haiti (Minustah). O desembarque está previsto para as 22h30, na Base Aérea do Recife. As Forças Brasileiras estavam no país do Caribe ajudando em sua reconstrução após terremoto ocorrido no dia 8 de janeiro de 2009 que causou a morte de mais de 200 mil pessoas.

A primeira leva será de 47 soldados. A segunda trará de volta às suas casas 95 militares, que chegam no dia 26 de agosto, o Dia do Soldado. O total de enviados pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE) foi de 142 homens. Desses, 76 saíram de Pernambuco. No retorno, os militares passarão por um período de quarentena, pois serão submetidos à bateria de exames médicos.

Para a missão em Porto Príncipe, o CNME mobilizou uma companhia de fuzileiros. O efetivo juntou-se ao Batalhão de Infantaria de Força de Paz, composto por cerca de 900 homens provenientes de diversas regiões do Brasil.

No primeiro semestre de 2011, o Nordeste vai enviar ao Haiti o 14º Contingente de Força de Paz, com missão prevista para durar seis meses.