Ficha Limpa: só 37 candidatos registrados | Raul Jungmann

Ficha Limpa: só 37 candidatos registrados

Vinte dias depois de lançado, o site Ficha Limpa (www.fichalimpa.org.br) relaciona apenas 37 nomes de candidatos de todo o Brasil. O que é pior: apenas um dos 670 candidatos pernambucanos ao pleito de 2010 aparece na página online: o candidato ao Senado Raul Jungmann (PPS). De acordo com a secretária executiva da Articulação Brasileira com a Corrupção e a Impunidade (Abracci), Betina Sarue, o número é muito baixo e deve-se ao fato dos candidatos submeterem seus cadastros com alguma irregularidade.

“A grande maioria não envia suas prestações de conta”, afirmou. Na fila dos pendentes, constam pouco mais 50 cadastros. Nenhum será liberado até que os dados sejam regularizados. Segundo Betina, o número de submissões também foi abaixo da expectativa.

“É uma questão cultural. Os candidatos não estão acostumados a declararem suas contas”, disse. Vale lembrar que as regras para envio de cadastro ao Ficha Limpa estão no site e deixam claro a necessidade de prestação de contas semanal.

Outro dado preocupante é a falta de interesse dos presidenciáveis. A Abracci chegou a enviar, na última segunda, uma carta aos candidatos à Presidência perguntando porque nenhum deles havia se cadastrado. Até ontem, apenas Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) havia atendido ao pedido da organização. Seu cadastro já foi aprovado.

O Ficha Limpa já foi visitado mais de 113 mil vezes desde que foi lançado, dia 29 de julho. Além dos mais de 90 cadastros, foram feitas seis denúncias de falta de atualização das contas dos candidatos. A expectativa do MCCE é que os políticos cadastrados sejam fiscalizados pelas cerca de mil entidades ligadas à organização. Já os eleitores podem acessar a página e procurar se o nome de seu candidato consta na lista dos fichas limpa.