O presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, monsenhor Rubén Salazar, disse que o diálogo é um instrumento fundamental para a busca da paz na Colômbia e que estão dispostos a participar.
“Eu penso que com o senhor presidente Santos vamos também ser facilitadores do diálogo”, declarou o líder católico a jornalistas.
“Nós estamos fundamentalmente para servir, para servir ao país, e penso que um dos melhores serviços que podemos prestar ao país é precisamente ser facilitadores desse diálogo”, completou.
Salazar revelou que a Santa Sé também está disposta a apoiar qualquer gestão que conduza à paz na Colômbia, país assolado por um conflito interno de mais de 45 anos que já deixou milhares de mortos.
O principal chefe das Farc, Alfonso Cano, ofereceu na semana passada um diálogo de paz a Santos, que assumirá a Presidência no sábado para substituir Álvaro Uribe.
Em oito anos de governo, Uribe obrigou os rebeldes a retraírem-se em remotas regiões de selva e montanhas e os debilitou militarmente.
A Igreja Católica teve autorização de Uribe em alguns momentos de seu governo para realizar discussões de paz com as Farc, que não tiveram resultados positivos.