Jarbas denuncia uso da máquina pelo PSB | Raul Jungmann

Jarbas denuncia uso da máquina pelo PSB

A coligação Pernambuco Pode Mais, encabeçada pelo senador e candidato ao governo, Jarbas Vasconcelos (PMDB), entrou, ontem, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com representação por conduta vedada contra a coligação Frente Popular, do governador Eduardo Campos (PSB), candidato à reeleição.

O processo foi motivado sob alegação de uso da máquina na passagem do socialista por Serrita (Sertão), no último dia 25, para prestigiar a Missa do Vaqueiro. Uma segunda representação chegará ao TRE hoje, segundo o advogado da coligação jarbista, Lêucio Lemos, mas ele não quis antecipar o conteúdo ao JC, ontem.

Veja documento da representação.

“Precisamos refazer alguns pontos da peça”, justificou. Quanto ao primeiro processo, já no TRE, refere-se ao episódio em que Eduardo disse, em entrevista ao Blog de Jamildo, ter viajado ao Sertão “como candidato” e de helicóptero com os companheiros de chapa, os candidatos ao Senado Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB). Mas todo o material (texto e fotos do evento) enviado à imprensa foi passado pela equipe da Secretaria de Imprensa do Palácio das Princesas, que viajou em carro oficial a Serrita para acompanhar, até então, o governador. No mesmo dia, a assessoria da campanha de Eduardo comunicou que o episódio foi um “equívoco”.

“A lei prevê dois tipos de punição: multa que pode chegar a R$ 100 mil até a cassação do registro do candidato (Eduardo)”, explicou Lêucio. A coligação Frente Popular já foi punida por propaganda irregular em função de placas com fotos da majoritária no comitê de Eduardo. A propaganda foi retirada e a coligação sofreu multa. Ontem, o TRE voltou a aplicar multa. Desta vez, R$ 10 mil contra o PSB, por considerar que o partido realizou propaganda extemporânea em favor de Eduardo, em inserções da propaganda partidária veiculadas em março.

O relator do processo, desembargador Antônio Melo, havia isentado Eduardo e condenado o partido. Mas o Ministério Público (MPPE) recorreu da decisão e, sob nova análise, Melo entendeu que em duas das cinco inserções houve apologia a Eduardo nos depoimentos de pessoas apresentadas como cidadãos comuns. Ainda cabe recurso ao PSB.

Ontem, Jarbas esteve em Águas Belas e Itaíba, acompanhado da chapa majoritária. No interior do Estado, o peemedebista voltou a acusar o rival de “cooptação”. À noite, ele fez uma caminhada na Vila São Miguel, em Afogados, onde foi bem recebido. Jarbas atribuiu a boa recepção ao fato de ter feito muitas ações no local quando prefeito. Nesta sexta (20), o senador-candidato vai a Floresta, Petrolândia, Jatobá, Tacaratu, Inajá e Ibimirim. No sábado, Arcoverde e Buíque.

Foto: JC Mazella