Mais policiamento para três bairros da zona norte | Raul Jungmann

Mais policiamento para três bairros da zona norte

Três bairros da zona norte do Recife farão parte da Operação Quadrante, da Secretaria de Defesa Social (SDS).

 

A partir de setembro, Torre, Madalena e Casa Amarela contarão, cada bairro, com uma viatura com três policiais militares e mais dois PMs motorizados, para realizarem rondas ostensivas. Criada no fim ano passado, a operação tem o objetivo de combater crimes violentos contra o patrimônio, como assaltos e seqüestros.

A iniciativa dividiu as áreas de segurança em territórios menores, chamados quadrantes e, de acordo com o secretário Wilson Damázio, tem apresentado bons resultados. Segundo a SDS, um levantamento apresentado hoje sobre as ocorrências de assalto no Recife e nos principais bairros de Olinda e Jaboatão dos Guararapes mostrou uma redução da criminalidade nos 33 dos 39 locais atendidos pela operação, mas um aumento de casos nas áreas nobres da capital como Graças, Aflitos, Torre e Madalena, que estão fora do programa, o que teria motivado a ampliação do programa: “Percebemos necessidade de ampliar esse número”, disse hoje o secretário.

De acordo com a pesquisa, o bairro daTorre, por exemplo, só no mês de julho teve um aumento de 104% em relação ao ano passado, com 28 casos registrados em 2009 e 57 somados em 2010. No Poço da Panela,  o crescimento de casos foi de 66%, de três para cinco ocorrências; nos Aflitos de 18,75% (de 16 para 19 casos); nas Graças de 15,9% (de 36 para 42) e na Madalena de 4,56%, com os casos subindo de 79 para 83.