Meteorologia prevê chuvas intensas para o mês de agosto | Raul Jungmann

Meteorologia prevê chuvas intensas para o mês de agosto

Os moradores do Grande Recife e da Zona da Mata de Pernambuco podem esperar muita chuva, ventos fortes, picos de maré e temperaturas mais baixas durante todo o mês de agosto. A previsão é do Instituto de Meteorologia (Inmet).

O instituto  prevê precipitações do período em torno da média histórica, aproximadamente 205 milímetros de chuva, o que corresponde a 205 litros de chuva por metro quadrado.

No Agreste e no Sertão, as precipitações começam a diminuir, mas as temperaturas continuam baixas. Em Petrolina, no Sertão, a expectativa é que chova apenas 3 milímetros este mês.

Apesar da chuva forte que assustou os moradores do Grande Recife nos últimos dias, o chefe do Inmet no Recife, Ednaldo Araújo, afirma que a precipitação acumulada desde o dia 1º de agosto ainda não chegou aos 30 mm. O número está dentro do esperado para o período. “Durante todo o mês, pode haver 24 horas de chuva intensa, o que também é característico da época. Tudo vai depender da formação de nebulosidade nos próximos dias”, explica. Ele descarta que possa acontecer o mesmo ocorrido em junho, quando a chuva atingiu 67 municípios e deixou, pelo menos, 20 mortos e milhares de desabrigados. “Aquele evento foi uma situação atípica. Outro acontecimento assim deve levar entre 10 e 20 anos”, afirma.

Por enquanto, a principal preocupação deve ser com o litoral. O mês de agosto costuma ter picos de maré alta, que, este ano, deve chegar a 2,5 metros nas próximas quarta e quinta-feiras. A maré alta dificulta o escoamento da água das chuvas, que terminam inundando a cidade. Segundo a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir), a limpeza foi feita, mas, se chover, deve haver pontos de alagamento. A expectativa do Inmet é que a chuva diminua a partir da primeira quinzena de setembro.