PCR promove 8º Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz | Raul Jungmann

PCR promove 8º Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz

A programação e os nomes dos homenageados da 8ª edição do Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz foram anunciadas na manhã desta terça (17), em entrevista coletiva no gabinete do secretário de cultura, Renato L. O evento, que acontece de 22 a 29 de agosto, é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, através da Gerência Operacional de Literatura e Editoração, em parceria com o Instituto C&A e patrocínio do Instituto Itaú Social.

Desta vez o Festival tem como tema “Literaturas e Identidades” e homenageia o livreiro Tarcísio Pereira e o escritor Ronaldo Correia de Brito. L. O Festival irá discutir o escritor e a literatura contemporânea diante de questões como raízes, contextos e o ‘não isolamento’ possibilitado pela internet e suas redes sociais. O escritor ea “Trabalhamos sempre com o conceito da democratização e descentralização do acesso à cultura e por isso queremos alargar as discussões em torno das políticas públicas de leitura com a participação de poetas, escritores, editores, pesquisadores. Temos uma programação compacta, porém completa, que oferece ao público seminários, debates, cursos, lançamentos de livros e ainda apresentações musicais”, conta Heloísa Arcorverde, diretora de literatura e editoração da PCR.

 A Abertura Oficial acontece às 17h, no Teatro de Santa Isabel, com a pré-estréia do espetáculo musical Lua Cambará, produzido pelo Ária Social, celebrando os 20 anos de criação da ópera balé concebida por Zdenek Hampl a partir desta obra homônima escrita por um dos homenageados do Festival de Recifense de Literatura, Ronaldo Correia de Brito, em parceria com Assis Lima (CE/SP), e com música composta por Antônio Madureira.

 Ainda na abertura, o lançamento do vídeo sobre o livreiro Tarcísio Pereira, também homenageado pelo evento nesta edição, com direção de Tuca Siqueira. Tarcísio foi fundador de uma das mais importantes livrarias do Recife, a Livro 7, que funcionou entre as décadas de 70 e final dos anos 90.

Quem estiver no Recife durante a realização do 8º Festival Recifense de Literatura A Letra e a Voz também vai poder conhecer mais de perto o trabalho e as opiniões de Rogério Manjate (Moçambique), Altair Martins (Rio Grande Sul), João Silvério Trevisan (São Paulo), Sidney Rocha (Ceará), Silviano Santiago (Minas Gerais), Antonio Carlos Viana (Sergipe), Bráulio Tavares (Paraíba), Rinaldo Fernandes (Paraíba), além dos pernambucanos Anco Márcio e Saulo Neiva.

Recitata – O evento existe há cinco anos e dá o ponta pé inicial para o Festival. As apresentações classificatórias acontecem nos dias19 (com show da banda Ínsula) e 20 (show de Rogerman), antes da abertura oficial do A
 Letra e a Voz.  A grande final será no dia 29, durante a Festa do Livro, quando se encerra o Festival. O show da noite fica por conta do grupo Ave Sangria. Site – Desde o ano passado o Festival Recifense de Literatura tem o seu endereço na internet, criado para facilitar o acesso do público à programação e outros detalhes do evento. Na URL www.aletraeavoz.com.br, o público pode conferir a programação completa. Novidades e mais detalhes também serão divulgados pelo twitter. Basta acessar www.twitter.com/aletraeavoz .

 Serviço:

8º Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz

Quando: 22 a 29 de agosto

Informações: 3355.3144