PCR realiza 5ª edição de Diálogos entre arte e público | Raul Jungmann

PCR realiza 5ª edição de Diálogos entre arte e público

Nos dias 19 e 20 de agosto acontece no MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, o 5º Encontro Diálogos entre Arte e Público, que traz à pauta de discussões a complexa questão da acessibilidade cultural, mas também se propõe um trabalho continuado de ações em prol da democratização do acesso de todos à produção cultural. Este ano, o Diálogos está sendo realizado por meio da parceria entre a Gerência de Serviços de Formação em Artes Visuais da Fundação de Cultura Cidade do Recife e Funarte.

Partindo do princípio de que o acesso aos bens culturais é um direito de todos os cidadãos, diversos temas foram tratados ao longo dos cinco anos de existência do evento. A importância de mediação qualificada entre os mais diferentes públicos e as modalidades das artes visuais sempre esteve em foco. Em 2010, um público muito específico será abordado, aquele formado por quem porta algum tipo de deficiência física ou mental.

Das necessidades específicas desses públicos, que têm dificuldades para captar as obras através dos sentidos, para formular significados e para se mover até os espaços expositivos partem reflexões e possibilidades de ações para propiciar a fruição adequada. Durante o evento, haverá uma roda de diálogo construída a fim de ampliar a noção de acessibilidade, um grupo de trabalho que pretende redigir uma carta de orientação para políticas públicas de inclusão cultural da pessoa com deficiência e uma mesa redonda para a troca de experiência de sucesso realizadas por instituições de São Paulo e Recife.

No último dia do evento acontece o lançamento da 3ª edição Caderno de Textos – Diálogos entre Arte e Público, com textos produzidos por diversos colaboradores selecionados através de chamada pública.

 Serviço

5º Encontro Diálogos entre Arte e Público

Data: 19 e 20 de agosto

Local: Auditório do MAMAM – Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães

Rua da Aurora, 267, Recife, PE

Mais informações através do telefone (81) 3355.1757.