Pesquisa mostra que a inadimplência caiu | Raul Jungmann

Pesquisa mostra que a inadimplência caiu

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que o brasileiro aproveitou o mês de julho para pagar dívidas e limpar o nome junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). De acordo com o órgão, houve um aumento de 17,92% no número de pessoas que regularizaram seus débitos em relação a junho.

 Na comparação com julho do ano passado, o número também é animador, com aumento de 4,34%. Conforme os dados, no acumulado dos sete primeiros meses de 2010, houve alta de 5,58% em relação a igual período de 2009.

Os números mostram uma tendência de crescimento. Mesmo com as datas comemorativas que já passaram este ano (Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais), muita gente preferiu primeiro pagar o que deve para depois gastar. “Julho é mês de férias e quem não viajou aproveitou para pagar as contas e limpar o nome junto ao mercado. Outro fator que pode ter contribuído para o movimento no mês passado foi o segundo lote de restituição do Imposto de Renda (IR), que liberou pagamentos para 2 milhões de contribuintes, no valor total de R$ 2,09 bilhões”, informa Roque Pellizzaro Júnior, presidente da CNDL.

Foi o que fez a cabeleireira Valdinete Santos, 36. Há dois anos, ela comprou equipamentos para o salão de beleza que estava montando na Iputinga, Zona Oeste do Recife, em vários cartões diferentes. Com dificuldades no orçamento, deixou de pagar algumas contas e viu o nome ficar sujo no mercado. “Pensei uma coisa e aconteceu outra. Não consegui honrar os compromissos. Mas as coisas começaram a melhorar em termos financeiros e, em 2010, consegui pagar as dívidas antigas e ter meu nome limpo de volta. Prefiro pagar o que devo para só depois fazer novas dívidas”, comemora.

Pelos dados da CNDL, as mulheres realizaram 52,3% dos pagamentos de julho, ante 47,7% dos homens. Por faixa etária, a maioria dos cancelamentos (27,88%) ocorreu entre consumidores com idade entre 30 e 39 anos. A menor parte (6,76%) foi identificada entre consumidores acima de 65 anos. No mês passado, 22,32% dos consumidores ficaram inadimplentes até 13 dias. Outros 14,08% ficaram até 30 dias, enquanto 11,08% atingiram 60 dias.

Enquanto o número de devedores junto ao SPC diminuiu, junto à Serasa os inadimplentes aumentaram 3,9% em julho (dados comparados ao mesmo período de 2009), de acordo com a Serasa Experian. Na comparação de julho em relação a junho de 2010, a inadimplência também apresentou alta, de 1,5%.

Para explicar o crescimento no número de devedores, são apontadas as facilidades, traduzidas em suaves prestações na hora da compra, o que faz o consumidor gastar sem se programar.

As despesas com cartões de crédito que não foram pagas pelos consumidores são as principais responsáveis pelo crescimento da inadimplência. Em segundo lugar estão os cheques devolvidos por falta de fundos. Segundo a Serasa Experian, a perspectiva indicada pelo levantamento é que a inadimplência continue crescendo até o fim do ano, com novas datas comemorativas (Dia das Crianças, Natal e réveillon).