Não é fácil e não foi moleza. Mas o pesquisador recifense Carlos Renato Azevedo, de 26 anos, aluno de mestrado em computação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (Cin-UFPE), conseguiu se sobressair entre mais de 1.600 candidatos de 85 países, todos inscritos na seleção anual do programa de aperfeiçoamento profissional promovido pela instituição norte-americana Singularity University (SU), localizada na Califórnia. Ele foi um dos 80 estudantes de pós-graduação selecionados para o treinamento de dez semanas que começa a partir de 19 de junho, nessa que é uma das maiores recicladoras de mão de obra em tecnologia de ponta no mundo.
Não se trata de qualquer programa, muito menos de uma universidade estrangeira comum. “A SU é baseada no reconhecido Sillicon Valley, o maior cinturão high-tech do globo. É lá, mais precisamente em Moutain View, que estão sitiadas as grandes empresas de tecnologia da informação, o Google é o maior destaque, e eu vou estar lá, quero conhecer muito o Facebook”, afirma Carlos.
E tem mais. A Singularity University faz parte do Ames, o centro de pesquisa da Nasa, e também é mantida por outros importantes fundos de venture capital e private equity, entidades que investem em capital de risco de projetos inovadores. O maior destaque fica com o forte injetor de dinheiro E-planet.
Mas como Carlos penou, e muito, para chegar até as vésperas dessa viagem. Desde o início do processo, em julho de 2009, toda uma papelada, cartas de recomendação, envio de projetos, certificações foram organizados. E eis que chega março, o mês da divulgação dos selecionados. Depois de ter recebido a boa notícia da aprovação, o estudante teve que combater outras duas barreiras: a do tão difícil visto norte- americano e a do custo do programa. Sim, instituições americanas, além de afunilarem suas seleções, exigem pagamentos prévios astronômicos. Para o programa que Carlos o ptou, o custo chega à cifra de aproximadamente R$ 46 mil, por apenas 10 semanas de curso.
Essas duas barreiras não foram superadas sem traumas. “Tirar o visto foi um pouco complicado, além das pessoas me aterrorizarem por conta das imposições que o consulado impõe, no fim, acabei ficando com o visto de viagem a negócios”. Mas o grande problema ainda eram os custos da viagem, passagens aéreas e o valor do curso. “Lutei bastante. Consegui uma bolsa da própria universidade, o que fez o valor diminuir em US$ 8.500 dólares. Outra parte pedi a familiares, e o restante espero conseguir com patrocínios de empresas que, se Deus quiser, virão para o Blog”, afirma Carlos Renato.
» Confira no vídeo mais detalhes sobre o Blog, que é parceiro do JC Online, e veja quais serão as próximas pautas e entrevistados, a serem coletadas diretamente da Califórnia:
O blog ao qual se refere Carlos, é o VocêNoFuturo.com, um espaço onde o estudante trata de questões sobre tecnologias emergentes, futuro da ciência e inovação. Com o ambiente virtual, no qual é parceiro do JC Online, Carlos Renato espera trazer notícias, análises e entrevistas diretamente da Nasa, com especialistas, Prêmio Nobel e palestrantes, que ele vai ter acesso durante o treinamento.
“O programa é bem interessante: vamos fazer visitas às empresas, participar de elaboração de projetos, apresentaremos nosso plano de trabalho, em equipe, para empresários e instituições, e, no fim, esperamos ter investidores para bancar nossas ideias”, fala o estudante de forma entusiasmada.
TREINAMENTO – Dentro da programação do treinamento, os participantes receberão orientações do Prêmio Nobel de Física George Smoot; de um dos inventores do protocolo TCP/IP, Vint Cerf; do co-inventor da tecnologia Ethernet Robert Metcalfe; e do diretor de pesquisas do Google, Peter Norvig.
Os participantes também terão que formar grupos para participar de grandes blocos de pesquisa para desenvolvimento de projetos que envolvem as temáticas de exploração espacial, desenvolvimento de tecnologias para combate à fome e melhoria da qualidade da água, investigação de maneiras de se pensar em formas descentralizadas de geração e distribuição de energia, além de grupos que vão focar em técnicas para utilizar a biotecnologia em favor da reciclagem.
Serviço
– Sobre o Blog Parceiro do JC Online:
O vocenofuturo.com publica posts, notícias, entrevistas e podcasts sobre o futuro da ciência, inovação e tecnologias emergentes. No período de 19 de junho a 28 de agosto, o blog cobrirá esses assuntos diretamente da NASA.
– Incentivo:
Para empresas e instituições de tecnologia interessadas em apoiar o blog: renatoaz@gmail.com