Zona rural terá internet gratuita | Raul Jungmann

Zona rural terá internet gratuita

Executado pelo Itep, projeto Roça Digital levará acesso a web aos núcleos irrigados de Petrolina e polos vinícolas. A inovação é proporcionada pelo Projeto Roça Digital do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep) e pode se tornar realidade nos próximos meses.


Internet gratuita na zona rural do Vale. A inovação é proporcionada pelo Projeto Roça Digital do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep) e pode se tornar realidade nos próximos meses. Serão beneficiados produtores rurais e membros de comunidades nos núcleos irrigados de Petrolina e do polo vinícola de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista até o primeiro semestre de 2011.

O projeto inicialmente terá um custo de R$ 4 milhões. O dinheiro foi garantido através de emendas parlamentares e será repassado para o Itep – órgão que vai executar a ação – pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. “Vamos levar a comunicação digital ao campo, especialmente aos projetos Senador Nilo Coelho e Maria Teresa, em Petrolina. Depois, devemos expandir para o projeto Bebedouro e vinícolas de cidades vizinhas”, informou o presidente do Itep, Frederico Monteiro. “Os recursos devem ser liberados em um prazo curto, ainda neste ano. Depois, teremos quatro a seis meses para implantar o projeto”, disse.

O Roça Digital vai contar também com a colaboração de produtores da região, que estão oferecendo sugestões. A tecnologia será semelhante a que está sendo implantada na capital do Estado, utilizando torres, antenas e uma rede de fibra ótica. “As antenas vão permitir o acesso da internet a computadores em um raio de 200 a 300 metros. Vamos colocá-las perto de escolas, delegacias e associações, beneficiando primeiramente a população mais carente e órgãos públicos. Será uma rede de acesso público. Se houver interesse privado de médios e grandes produtores, ela poderá ser financiada, ao menos em parte”, destacou Montenegro.

Para o presidente da Associação de Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valeport), Gualberto Almeida, o Roça Digital vai possibilitar uma maior competitividade para a fruticultura regional. “A internet além de nos ligar com clientes e fornecedores, vai nos possibilitar a emissão de notas fiscais eletrônicas. Competiremos de igual para igual com concorrentes, como o Chile, Califórnia (EUA), África do Sul e Espanha”, ressaltou. Segundo Gualberto, a comunicação nas agrovilas e projetos irrigados ainda é muito precária. “Existem locais que não têm nem telefone.”

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho garantiu apoio do governo do Estado à iniciativa. “Isso vai facilitar muito o acesso à informação, a melhores preços, a comercialização e ao intercâmbio de conhecimento. Esse acesso ao mundo digital é tão importante quanto construir estradas para o escoamento dos produtos do Vale”, indicou. Após a implantação do Roça Digital, os interessados precisarão se cadastrar para acessar a rede.